03/02/2014

RENTABILIDADE: Comparativo Janeiro/2014

Meus louváveis Pobres!

Como estão os ânimos de vocês nestas derrocadas diárias? Já imaginaram um Circuit Break como em 2008 nos próximos dias? Acredito que reduziríamos em 20% o já miúdo número de pessoas físicas na bolsa Brasileira. Com certeza o miocárdio pararia de funcionar... 




Enfim, início de mês, aporte na conta. Até o final de semana farei a realocação da renda fixa para a variável fazendo com que o percentual se re-estabeleça em 75/25%! Os alvos? TAEE11, PINE4, BBAS3, GRND3, TRIS3, UNIP5, dentre outras... acredito que teremos algumas boas pepitas a preços muito camaradas com esta nova leva de balanços que estão pipocando por aí... Vamos ficar de olho!

A simples postagem de hoje é sobre uma planilha que andei fazendo com um comparativo das rentabilidades acumuladas e individuas de minha carteira. Utilizarei como Benchmark o índice individual e acumulado do CDI, o índice IBOV e a rentabilidade da CAFI (Carteira de Análise Fundamentalista - InfoMoney).

No quadro abaixo apresento a rentabilidade mensal isolada dos quatro índices em questão:




Já no demonstrativo abaixo, o qual prefiro analisar, apresento a rentabilidade mensal acumulada dos quatro índices em questão:



Este gráfico é sensacional! Vemos que todo nosso estudo talvez não esteja sendo em vão...
No mês de janeiro fiquei tecnicamente empatado com o benchmark CAFI e infelizmente fui ultrapassado pelo CDI... também pudera, conseguir uma rentabilidade interessante na fase em que vivemos é uma tarefa hercúlea...
O que gostaria de destacar é o destacamento de nossas rentabilidades quando a comparamos com o IBOV...

IBOV histórico: -23,13%
Carteira do Pobre histórico: +3,43%

Ainda estou positivo... o que provavelmente mudará com a rentabilidade de fevereiro... logo no primeiro dia já veio uma chinelada de -2%... mas, vamos lá. A diferença entre a carteira e o índice é de impressionantes 26,56%! Fico feliz vendo este gráfico... quer dizer que todo o esforço e aplicação na busca e garimpagem de boas empresas não é em vão!

Bola pra frente moçada! Vamos acumular!

Um grande abraço e boa semana a todos vocês, meus queridos!



** Como parte da política de transparência do blog, informo aos leitores que não tenho certificação como analista de investimentos e, portanto, esse post representa apenas minha opinião pessoal, e não uma recomendação de compra ou de venda de ações. O indicador aqui analisado não deverá ser usado isoladamente como base para compra e venda de ativos. Façam suas próprias análises e tomem suas próprias decisões.


11 Comentários
Comentários

11 comentários:

  1. Onde encontro esta CAFI?
    Sua rentabilidade está ótima.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UÓ! Você consegue acompanhar por aqui: http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=15235&start=3920

      Excluir
  2. Percebeu que depois que a OGX saiu do índice as coisas mudaram? Daqui para frente o índice será mais real, veja pelo seu próprio gráfico, como sua carteira está no mesmo embalo do IBOV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... temos índices mais reais com a saída daquele mico doido. Felizmente desde a saída dela eu tenho conseguido bater o IBOV também... mas está mais difícil... rs..

      Abraços querido, volte sempre!

      Excluir
  3. Pobre

    TAESA não caiu muito, até porque o dividend yield tá na casa dos 12%. Tb to aguardando a oportunidade nesse ativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Trader! na semana passada ela mergulhou em 16,xx bem baixos! É uma pena que o aporte ainda não havia chegado... nestes preços o DY estava na casa dos 13%, sensacional!
      Espero que volte até lá! Vamos conferir...

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  4. Nobre PP, como vai?
    Teste para holder já há alguns meses. Não tenho dúvida de que é uma oportunidade.

    Um adendo: de acordo com os valores postados, sua carteira está 34,55% acima do Ibov. É o que índice precisa subir para ficar com rentabilidade de +3,43%.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu adoravel Troll,
      Também penso da mesma forma e espero que continue assim por um tempo... estou na fase de acumulação (fase que irá perdurar por muito tempo) e pra mim o mais interessante é comprar o máximo de papéis com a menor quantia... o famoso feijão com arroz. :)

      É verdade, seu cálculo me deixou mais contente ainda! rs...

      Obrigado pela passagem e volte sempre! Grande abraço!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Valeu meu querido! Muito obrigado e volte sempre!
      Grande abraço!

      Excluir
  6. Post bacana!
    Quando puder visite e adicione o meu blog.
    Abraço!

    http://pensamentosfinanceiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua opinião.