Tape Reading: Entenda a Técnica de Investimentos na Bolsa de Valores

Cada vez mais brasileiros estão aprendendo a investir na Bolsa de Valores. No entanto, este ambiente do mercado ainda reserva muitos termos e conceitos que podem gerar dúvidas na hora de investir.  Investimentos na Bolsa de Valores

Quem está aprendendo sobre o universo da Bolsa, já deve ter se deparado com a expressão “Tape Reading”. O método costuma a atrair a atenção de muitos investidores pela possibilidade de encontrar ótimas oportunidades.

Para entender o que isso significa, leia este post até o final e aprenda mais um conceito usado em investimentos na Bolsa de Valores.

 

O que é Tape Reading?

O Tape Reading, também chamado de Leitura ou Análise do Fluxo de Ordens, é a forma em que investidores podem acompanhar a leitura dos negócios fechados (Times and Trades), em conjunto com o Book de Ofertas.

O Book de Ofertas é uma ferramenta que substituiu o antigo pregão viva voz da Bolsa. Ele é composto por uma lista de quem quer comprar uma ação e outra lista de quem quer vender. Quem está pensando em comprar, coloca uma ordem de venda na Bolsa e aparece na lista de compradores. O mesmo acontece com a lista de vendedores.

As listas são ordenadas por ordem de preço, de forma que as pessoas que estão dispostas a pagar mais pela ação ficam no topo da lista. Já quem está disposto a vender uma ação mais barata, fica no topo da outra lista.

O negócio acontece quando uma pessoa estiver disposta a vender a ação pelo mesmo preço que outra pessoa quer comprar. A ação vai para o comprador e o dinheiro para o vendedor.

A técnica de leitura do Book de Ofertas tem por objetivo identificar variações nos preços provocadas por investidores – geralmente institucionais – que movimentam grandes volumes de negócios e, a partir disso, se posicionar na mesma direção.

Ou seja, é uma estratégia onde investidores menores se inspiram nas decisões dos grandes investidores.

Investimentos na Bolsa de Valores

 

A história do Tape Reading

Esta técnica não é nenhuma novidade no mercado, muito pelo contrário. O Tape Reading é antigo e veio se aperfeiçoando com os avanços da tecnologia.

Na década de 60, era possível imprimir uma fita de papel pequena através de um telégrafo, com os preços das ações que estavam sendo negociadas na Bolsa de Valores. Este pequeno pedaço de papel permitia que as corretoras e os bancos soubessem os preços negociados sem a necessidade de ir presencialmente à Bolsa.

O surgimento do telefone foi outro avanço que contribuiu para a técnica. A comunicação ficou mais fácil e as ordens chegavam mais rápido para os operadores do pregão. Os aparelhos eletrônicos que vieram em seguida só contribuíram para a forma em que o Tape Reading era realizado. Mas a maior mudança ainda estava por vir.

A maneira de fazer a leitura do fluxo de ordens mudou muito com o fim do pregão viva voz. Antes, os operadores conseguiam oferecer vantagens por sinais transmitidos através do seu comportamento. Quando o processo passou a ser online, se tornou mais seguro e imparcial.

Diferença entre Tape Reading e Análise de Investimentos

O Tape Reading tem ganhado muitos adeptos devido ao desenvolvimento de softwares e algoritmos que entregam ao investidor informações com muita riqueza de detalhes. Esses recursos ajudam os investidores a identificar detalhes que muitas vezes não conseguiriam ser vistos de outra forma.

Apesar de levar o nome de “Análise do fluxo de Ordens”, o Tape Reading não pode ser considerado como uma análise de investimentos. Para isso, o investidor precisará da Análise Técnica ou Análise Fundamentalista.

A Análise Técnica ajuda o investidor a identificar as tendências de movimentos do mercado, identificando um padrão através de uma análise gráfica. Já a Análise Fundamentalista, estuda a fundo os números e o histórico de uma empresa para chegar a um preço justo do ativo.

Em contrapartida, o Tape Reading não analisa preços e sim os movimentos do mercado.  Vale lembrar que nem todo mundo que investe precisa necessariamente entender e aplicar esta técnica por conta própria. Ter o apoio de profissionais do mercado pode ajudar muito, principalmente quem não tem muita experiência em investimentos na Bolsa de Valores.

Busque sempre aprender mais, principalmente sobre os termos muito falados, como o Tape Reading.

Assim, você poderá investir de forma muito mais estratégica e inteligente.

Investimentos na Bolsa de Valores

Investimentos na Bolsa de Valores Investimentos na Bolsa de Valores Investimentos na Bolsa de Valores Investimentos na Bolsa de Valores Investimentos na Bolsa de Valores