Por que Fintechs pedem seus dados bancários para liberar o empréstimo?

Em tempos de crise, com a falta de uma renda extra e salários defasados, é preciso se planejar muito bem para quitar todas as dívidas, realizar sonhos e evitar sujar o nome na praça. Para isso, recorrer a recursos extras para conseguir sanar todos os compromissos pode se tornar uma opção válida. Fintechs emprestimo

O empréstimo pessoal é uma estratégia interessante nessas horas, pois o dinheiro geralmente está disponível no tempo planejado e, dependendo da quantidade contratada, pode-se pagar todas as despesas e concentrar tudo em uma dívida só, que é a parcela do empréstimo. Hoje em dia está até mais confortável buscar essa alternativa.

Há tempos atrás, somente era possível conseguir um empréstimo indo a uma loja física. Atualmente, com o amadurecimento das Fintechs (empresas que unem tecnologia e finanças)  o procedimento se tornou mais rápido e sem burocracia, através do empréstimo pessoal online.

Conheça os dados necessários para um empréstimo online

Embora o empréstimo pessoal online seja uma maneira rápida e prática de conseguir o dinheiro preterido, algumas dúvidas e receios ainda persistem entre os consumidores. Um dos principais deles é a necessidade de fornecer alguns dados sensíveis, por exemplo, os dados bancários de quem quer contratar o serviço, podendo causar uma preocupação pois não se sabe sobre a integridade da instituição.

Veja alguns dados que podem ser solicitados para obter um empréstimo:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Dados sobre a empresa que trabalha (no caso de funcionários CLT)
  • Dados bancários

O outro lado também tem receio

Mas a preocupação não é somente do contratante. Quem é contratado, no caso a empresa que vai conceder o empréstimo, também tem seus receios e, por isso, a solicitação dessas informações são necessárias. Com o índice de inadimplência cada vez maior, existe a preocupação em saber se quem solicita o dinheiro cumpre seus compromissos em dia.

Esses dados são extremamente importantes para a liberação do crédito e, por isso, são solicitados. Vamos tentar explicar brevemente o porquê de serem exigidos para que você possa se tranquilizar na hora de pedir seu empréstimo pessoal online:

  • Segurança: tanto para quem solicita quanto para quem concede o empréstimo estas informações são importantes, pois os dados informados pelo solicitante são cruzados com os da instituição bancária, provando dessa forma a veracidade dos dados.
  • Maior chance de aprovação: os dados fornecidos permitem que a instituição financeira possa analisar seu histórico de conta corrente e desse modo, agilizar a liberação do empréstimo com juros adequados ao perfil do consumidor.
  • Evita a burocracia: enviar seus dados online para a instituição financeira evita a burocracia e consequentemente a perda de tempo enviando extrato bancário e outros documentos para serem analisados.

Ganhe pontos no seu score e tenha boa reputação no mercado

Além de todo esse processo, os dados de sua conta também são anexados ao seu score interno de crédito, que é uma pontuação dada pela instituição financeira à sua qualidade de crédito. Quanto maior o conhecimento do cliente, mais assertivo será o score e as transações  e aprovações são realizadas de forma mais ágil e há a oferta de créditos maiores. Essas e outras vantagens estarão disponíveis para quem paga as prestações em dia, usa outros produtos da instituição financeira e está em dia com os órgãos de controle.

Por que Fintechs pedem seus dados bancários para liberar o empréstimo?